segunda-feira, 11 de maio de 2015

MÉTODO CIENTÍFICO DEDUTIVO

MÉTODO CIENTÍFICO DEDUTIVO      

A palavra método é derivada do grego “Méthodos”,que significa “caminho para se chegar à um fim”.Na dimensão semântica,entende-se por método,a ordem em que se deve dispor os diferentes processos para se alcançar um resultado desejado.
Método cientifico pode ser conceituado como sendo a reunião organizada de procedimentos racionas utilizados para investigar(pesquisar) fenômenos da natureza,por meio da observação e formulação de leis cientificas.A criação do método cientifico é atribuída à Descartes mas teve suas raízes aprofundadas por dois pensadores,Roger e Francis Bacon.Dentre os métodos científicos existentes está o dedutivo,que consiste em partir de conhecimentos gerais para conclusões particulares.
A dedução constitui-se de um sistema metodológico onde a racionalização ou a combinação de idéias em sentido interpretativo vale mais do que a experimentação de caso por caso. O raciocínio dedutivo foi descrito pelos filósofos da Grécia, entre os quais se destacou Aristóteles.
Método científico dedutivo é compreendido como aquele que tem como partida leis e teorias consideradas gerais para se chegar à conclusões particulares. Esse método leva os pesquisadores do conhecido ao desconhecido, porém, é limitado, já que suas conclusões não podem exceder as premissas.
A seguir, um exemplo clássico do método da educação (LAKATOS, Marconi, op.cit.p63).
“Todo mamífero tem coração
Ora,todos os cães são mamíferos
Logo,todo cão tem coração”.


No argumento de Lakatos,para que a conclusão seja considerada verdadeira,se estabelece como condição que todas as premissas sejam verdadeiras.Sendo assim,se pelo menos uma das premissas estiver errada,a conclusão se dará como falsa.
O método dedutivo pode dividir-se em método dedutivo de conclusão imediata (quando se obtém uma conclusão relativamente à uma única premissa) e método dedutivo de conclusão mediata(quando a premissa maior contém a preposição universal e a premissa menor contém a preposição particular, a conclusão resulta da comparação de ambas).
Contudo, conclui-se que o método científico dedutivo parte da visão geral em busca de uma conclusão particular, baseia-se em premissas, as quais devem ser verdadeiras para garantir a veracidade da conclusão da pesquisa.

Referências:

Autor desconhecido,Conceito de método dedutivo,Disponível em: http://conceito.de/metodo-dedutivo.  Acesso em 06/05/2015.
RODRIGUES, Ana Carolina, FERRONATO, Melânia. Breve discussão sobre os métodos científicos dedutivo, indutivo e hipotético dedutivo, 1/12/2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/reflexao/sobremetodos.asp. Acesso em 06/05/2015.
Autor desconhecido. História do método cientifico. Disponível em: http://www.proficiencia.org.br/article.php3?id_article=489. Acesso em 06/05/2015.
MAURICIO, Métodos científicos: Método dedutivo, 25/09/2013. Disponível em: http://livrepensamento.com/2013/09/25/metodos-cientificos-metodo-dedutivo/. Acesso em 06/05/2015.

Componentes:

Alexandre Magno
Raul Miranda
João Vitor Pinheiro

PUC_Direito-Noite.
1* Período.
Professor(a): Regina


Nenhum comentário:

Postar um comentário