sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ciência e Responsabilidade do Pesquisador  




Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do PESQUISADOR



 No brasil, a preocupação com a questão da ética e integridade em pesquisa só começou a ser discutida nos últimos anos, sobretudo após a publicação do código de ética e conduta científica elaborado pela Fapesp , seguido da publicação do Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, ambos permeados pelos congressos de ética e integridade em pesquisa,   realizados no Brasil. No entanto, a preocupação sobre a questão da ética e da integridade na ciência é um fenômeno mundial e já vem sendo abordada há algumas décadas por muitos outros países, os quais vêm promovendo discussões para conscientizar pesquisadores sobre o problema, elaborando dispositivos legais e apoio à formação acadêmica capazes de nortear as condutas
 Que valores estão acoplados ao trabalho e à publicação científica hoje?
No mundo atual a produção científica e intelectual, como um todo, tem se tornado a grande moeda mundial, um verdadeiro motor da economia e, mais do que nunca, os valores que atribuímos a essa produção científica também vem sofrendo grandes modificações. No artigo já mencionado de Fagot-Largeault (2011, p.6, #21), a autora nos mostra que quando a ordem do Publish or Perish foi anunciada nos anos 1950, nos Estados Unidos, ela foi mal acolhida pelos cientistas, o que fica bem nítido no livro de Waters (2005). Mas o mesmo não ocorreu a partir dos anos 1980, quando o processo de medida da produtividade das instituições de pesquisa começou a ser feito utilizando-se como medida o número de publicações. Esse critério de produtividade passou a reger todas as vantagens em relação à promoção acadêmica e à obtenção de financiamentos para as pesquisas. Cria-se a obsessão pela avaliação da pesquisa mediante a quantificação da produção. A consequência disso para a atividade científica, conclui Fagot-Largeault, foi desastrosa. Em primeiro lugar, diz ela, assistimos a um aumento e fragmentação das publicações científicas. Alguns autores (Siegel; Bavey, 2010) mostraram que, entre 1980 e 1990, o número de publicações subiu de 200% a 300%, exatamente ao mesmo tempo que se instalava a prática da fragmentação da pesquisa – ou de ideias – em vários artigos, como um modo de aumentar o número de publicações. Em segundo lugar, diz ela, a competição para a obtenção do FINANCIAMENTO tendo como mérito a quantidade de trabalhos publicados começou a ruir o comportamento ético e a competitividade entre os pesquisadores.

Responsabilidade como valor na pesquisa científica
A responsabilidade sendo vista como um valor na prática científica poderá opor-se ao impulso da fraude, ao mesmo tempo que permitirá direcionar a própria investigação científica na direção da ética. Afinal, um protocolo sem faltas, uma hipótese certeira, dados absolutamente confiáveis muitas vezes são tão perniciosos quanto a fraude de uma pesquisa falsa se não estiverem comprometidos com a responsabilidade ética. A responsabilidade como valor maior da ciência garante esse compromisso duplo entre cientista e sociedade, pois garante que ambos valorizam o conhecimento.
Tornamo-nos mais responsáveis quando temos mais consciência dos atos que praticamos e de suas consequências. Deveríamos pensar não só em instaurar câmara de integridade de pesquisa, mas promover com maior frequência o debate sobre ciência, responsabilidade científica, garantindo a presença de cientistas, alunos, instituições, editores, juristas e também demais atores da sociedade. Esse tipo de debate ainda é bastante tímido nas instituições de pesquisas e mesmo nos grandes congressos temáticos raramente se vê espaço para debater questões de ética e integridade, sendo todas as chamadas voltadas unicamente para trabalhos de análise de dados. Ao mesmo tempo, os valores dados aos critérios de publicação científica e classificação de autores deveriam urgentemente voltar-se para o quesito qualidade ao invés de quantidade.



COMPONENTES 
Pâmella Oliveira 
Caroline Fernanda
Raquel Freitas
Anna Lua Martins

PUC- Direito Noite 
1º Período 
Professor(a) = Regina




Nenhum comentário:

Postar um comentário